ndexed, though blocked by robots.txt Física - Profº Neivaldo Lúcio: Aula: 03 - CINEMÁTICA - Conceitos Iniciais

Obrigado pela visita, Profº Neivaldo Lúcio

Chegamos a 1.130.000 VISITAS, OBRIGADO A TODOS...

Aula: 03 - CINEMÁTICA - Conceitos Iniciais

CINEMÁTICA

01 - INTRODUÇÃO

O conceito fundamental da mecânica é o de movimento, ou seja, da mudança nas posições dos corpos ao longo do tempo.
Na cinemática, o objetivo é descrever como se processam os movimentos, isto é, estabelecer as posições que os corpos ocupam ao longo do tempo e as respectivas velocidades, independentemente das causas desses movimentos.
Em outros termos, na cinemática procura-se estabelecer as formas geométricas das trajetórias dos corpos no espaço, se são retas ou curvas, e os intervalos de tempo levados para percorrer todos os segmentos dessas trajetórias.

Na dinâmica, o objetivo é buscar conhecer as causas dos movimentos. Dado um conjunto de corpos interagindo uns com os outros, busca-se descrever as forças que agem sobre cada um deles, relacionar a resultante dessas forças à respectiva aceleração e, daí, entender o movimento correspondente.

A estática estuda o equilíbrio dos corpos. E mais comum no nosso cotidiano do que podemos imaginar. Os móveis do seu quarto, as edificações e você mesmo, agora, lendo esse texto, estão submetidos a um conjunto de forças que estão se cancelando e contribuindo para o estado de equilíbrio.

02 - CONCEITOS DE CINEMÁTICA

Ponto Material – No enunciado de temas e questões de física é comum a expressão ponto material: “... o ponto material se desloca com v = 2 m/s...”.Qual o significado dessa expressão? Qual a sua utilidade? A idéia física de ponto material é a de um corpo cujas dimensões possam ser desprezadas em relação a outras dimensões envolvidas no fenômeno que se esteja examinando.

Referencial – É o lugar onde está localizado de fato um observador em relação ao qual um dado fenômeno (como um corpo em movimento) está sendo analisado. Por exemplo, quando omovimento é analisado a partir de um referencial preso à Terra, imaginemos um observador ligado à ela e nos transmitindo as imagens do fenômeno como ele o vê.

Movimento e repouso – Um corpo está em movimento em relação a um dado referencial quando as sucessivas posições ocupadas pelo corpo, em relação a esse referencial, semodificam no decorrer do tempo. Caso contrário, dizemos que o corpo está em repouso em relação a esse mesmo referencial.

Trajetória – Corresponde a linha geométrica descrita por um ponto material ao se deslocar em relação a um dado referencial. A forma assumida pela trajetória depende do referencial adotado.

Espaço – representado pela letra s, é a medida algébrica, ao longo de uma determinada trajetória, da distância do ponto onde se encontra o móvel ao ponto de referência adotado como origem.

Deslocamento Escalar – É a variação do espaço, representamos por s , dado pela diferença entre o espaço final e o espaço inicial.
É importante lembrar que um corpo está em movimento quando, à medida que o tempo passa, sua posição varia em relação a um referencial.

Na cinemática vamos estudar dois tipos de movimento retilíneo, o movimento uniforme e o movimento uniformemente variado.

02 - VARIAÇÃO DE ESPAÇO E DISTÂNCIA PERCORRIDA

A cinemática escalar é o estudo da cinemática utilizando, para fim de cálculos, grandezas escalares, ou seja, grandezas que tem apenas um valor numérico, onde não nos preocupamos com a direção e o sentido desta grandeza que são características de um vetor.

Em uma rodovia existem marcos quilométricos que têm a função de mostrar a localização dos veículos que ali trafegam. Se um carro está no espaço 20km não significa que este se deslocou 20 km, mas que a posição deste móvel é 20km.
Agora, se este carro se desloca até o marco 100km, observamos que ele percorreu a distância de (100km – 20km = 80km) 80km. Esta é a distância percorrida pelo móvel e também sua variação de espaço.A variação de espaço é definida como sendo a subtração do espaço final pelo espaço inicial do móvel ( ∆S = Sf – S0 ).

Usamos o símbolo "delta" para variação e "delta S" para variação de espaço.
No nosso exemplo temos 20km como sendo o espaço inicial e 100km como espaço final, logo, 80km será a variação de espaço.

Devemos tomar cuidado ao encontrar a variação de espaço para não confundi-la com distância percorrida, pois, em muitos exemplos estas podem ser diferentes.Se um móvel parte do espaço 20km, vai até o espaço 100km e volta para o espaço 60km.

Qual será a sua variação de espaço e sua distância percorrida?
Bem, pela definição, temos como espaço final 60km, espaço inicial 20km e da subtração destes teremos 40km como variação de espaço.

Agora se formos analisar o quanto o móvel se deslocou teremos um valor maior, pois ele se deslocou 80 km para chegar no espaço 100 km e mais 40 km para retornar ao espaço  , totalizando (80 km + 40 km = 120 km) 120 km que será a distância percorrida pelo móvel.

Vemos então que distância percorrida significa o quanto o móvel andou e, variação de espaço é a subtração do espaço final pelo espaço inicial do móvel, dois conceitos diferentes.




5 comentários:

Bruna Silva disse...

oi meu nome é Bruna e estou no ultimo ano do ensino fundamental e estou aprendendo física bom gostaria de tirar uma duvida.
O meu professor passou um exercício que diz assim Qual é a distância em metros,percorrida em 50 segundos por uma tartaruga com velocidade média de 10centímetros/segundos?

Loja Supernatural disse...

Bruna!
10 cm - 1s
x cm - 50s

x=500cm = 0,5m

Unknown disse...

Uma pessoa percorre a pé 600m em 10min. qual é a Vm desta pessoa em m/s? e em km/h?

Elísio disse...

Parabéns pelo BLOG. Gostei muito!

Unknown disse...

x = 500 cm = 5m correto!!

Postar um comentário

!!! Velocidade Média !!!

!!! Velocidade Média Física !!!

!!! Cinemática - Aula 01 !!!

!!! Cinemática - Aula 02 !!!

!!! Cinemática - Aula 03 !!!

!!! Cinemática Aula 04 - M.R.U.V. !!!

!!! Cinematica - Aula 05 - Movimento Acelerado !!!

!!! Cinemática - Aula 06 -Transformação de unidade

!!! Cinemática - Aula 07 - Velocidade Instantanea !!!

!!! Cinemática - Aula 08 - Aceleração Instantânea !!!

!!! Cinemática - Aula 09 - Movimento Uniformemente variado

!!! Cinemática - Aula 10 - Equações

!!! Dinâmica - Aula 11 - Estudo das Forças !!!

!!! Dinâmica - Aula 12 - Forças de Contato !!!

!!! Dinâmica - Aula 13 - Forças com Mesma Direção !!!

!!! Grafico do Movimento Uniforme !!!

!!! Grafico do Movimento Uniforme !!!
Observe o movimento constante da tartaruga

!!! Graficos do Movimento Uniforme !!!

!!! Graficos do Movimento Uniforme !!!
Grafico da Velocidade em Função do Tempo

!!! Graficos do Movimento Uniforme !!!

!!! Graficos do Movimento Uniforme !!!
Como construir um grafico

Dinamica - As 3 Leis de Newton

A 1ª Lei de Newton

A 1ª Lei de Newton
Uso obrigatório do cinto de segurança

A 1ª Lei de Newton - Lei da Inercia

A 1ª Lei de Newton - Lei da Inercia

A 2ª Lei de Newton

A 2ª Lei de Newton

A 3ª Lei de Newton - Ação e Reação

A 3ª Lei de Newton - Ação e Reação

!!! Balistica !!!

!!! Videos de Aulas do Prof Jorge Martins !!!

!!! Sensacional estes videos de Aulas de Física, Confiram !!!! Aulas 05 a 15

Aulas de video do Projeto Sei Mais Física no Instituto de Física da UFF. Ministrada pelo professor Jorge de Sá Martins. www.seimaisfisica.if.uff.br

!!! Dinâmica - Aula 14 - Forças com Direções Diferentes !!!

!!! Dinâmica - Aula 15 - Componentes de Uma Força !!!

!!! Cinemática - Aula 16 - Queda Livre dos Corpos 01 !!!

!!! Cinemática - Aula 17 Queda Livre 02 !!!

!!! Mecanica - Aula 18 - Lançamento horizontal

!!! Potência de Base 10 !!! - Notação Científica

!!! Como Funciona Um Micro-ondas

Veja o filme abaixo de como funciona um micro-ondas...

!!! A Explosão da Nave Challenger em 1986 !!!

!!! Ônibus espacial Columbia explode no ar !!!

!!! A Luz e as Cores dos Objetos !!!

Como Vemos as Cores dos Objetos